5 sintomas de esgotamento emocional

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Às vezes, o que você sente pode não ser só cansaço, sabia?

Se sentir esgotado mentalmente não é nada legal. É aquela sensação que começa como uma fadiga “normal”, a qual você acredita que vai passar… Só que ela persiste!

Com o tempo, vai deixando os pequenos prazeres da vida de lado e o rendimento vai caindo em diversas áreas de sua vida… O trabalho se torna maçante, as tarefas domésticas se acumulam, você recusa as conversas com os amigos, e vai se fechando cada vez mais.

Pensando nisso, listamos 5 sinais de Esgotamento Emocional para que, caso se identifique, procure ajuda! Vamos lá?

1. Sua memória está fraca

É normal esquecer uma coisa ou outra de vez em quando, mas, a partir do momento em que você passa a ter dificuldade para se recordar das coisas com frequência, como datas, atividades, compromissos e até mesmo coisas básicas (como onde guardou os objetos), é preciso ligar o sinal de alerta!

2. O sono não é mais reparador como antes

Você já acorda com cansaço? Por mais que tenha dormido a noite toda, passa o dia bocejando ou com desconfortos no corpo como se tivesse passado a noite em claro? Sua mente, então, pode estar tentando avisar algo!

3. Seu rendimento no trabalho caiu visivelmente 

Se costumava fazer tarefas rapidamente e com facilidade, mas, agora, não se sente com a aptidão ou a organização de antes, como se estivesse a maior parte do tempo em “piloto automático”, este também pode ser um sinal de esgotamento emocional/mental, visto que esse tipo de problema atinge diretamente a criatividade e a disposição!

4. Suas emoções andam mais instáveis 

Você tem se sentido mais sensível, com vontade de chorar sem razão aparente, ou com profunda chateação por motivos, antes, considerados “banais” (como uma resposta atravessada de alguém, no trabalho, ou perder o ônibus)? 

Frequentemente, sente vontade de ficar o dia inteiro em quietude, ou seja, “na sua”, sem que ninguém interaja com você? Tem reclamado demais, como se tudo e todos lhe incomodassem?

Esses sinais são indicações claras de que sua saúde emocional precisa de ajuda!

5. Sente dificuldade para ler ou assimilar novos conteúdos

De vez em quando, a gente acaba mesmo preferindo assistir tevê do que ler um livro ou um artigo no computador, visto que estamos com nossas mentes cansadas – e tá tudo bem!

Mas fazer disso um hábito, como se aprender algo novo fosse uma atividade muito ruim e dificultosa, significa que está sem paciência e concentração. É como se sua mente se cansasse com muito pouco, e, diante disso, você só quer “descansá-la” a maior parte do tempo!

Se você se identificou com esses sinais…

… É hora de fazer uma autoavaliação e buscar ajuda! A terapia é uma excelente ajuda nesses casos, visto que o profissional lhe ajudará a identificar a raiz desse esgotamento, de maneira a trabalhar na solução desse (ou desses) problemas. O importante é que você esteja ciente de que precisa resolver esse esgotamento e preservar sua qualidade de vida, dando seus passos em direção à sua melhor versão dia após dia! Certo? Estamos aqui para isso!

Ei! Você já conhece o nosso mais novo e-book? Preparamos esse presente para você, de forma completamente GRATUITA.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é blog_ebook3.jpg

Em CONHEÇA-TE E TRANSFORME SUA VIDA você vai encontrar textos que irão ajudar a elevar sua autoestima, compreender o poder transformador do perdão e, ainda, ter à sua disposição outras séries de ferramentas que transformarão sua maneira de enxergar a vida. Basta se inscrever clicando aqui e você receberá no seu e-mail o link para download! BOA LEITURA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.