Autorresponsabilidade afetiva: o que é isso e como praticá-la?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Sim, temos a tendência de agradar ao outro, mas sempre devemos estar de acordo com nossas emoções e praticarmos empatia conosco dentro de uma relação!

Você já deve ter ouvido falar sobre a responsabilidade afetiva, que nada mais é do que aquilo o seu próprio nome diz: responsabilidade com o afeto que é dado/compartilhado/recebido.
Quando lemos artigos ou ouvimos falar sobre esse tema, basicamente compreendemos que se trata de ter cuidado com os sentimentos do outro, ou seja, respeitar os acordos que existem dentro da relação, manter o canal da comunicação aberto e fluido e, por fim, saber discernir que não são só os seus sentimentos que importam ali, ou seja, há outra pessoa além de você que também faz parte disso.

Mas e como ter responsabilidade afetiva consigo mesmo?

O que o afeto, em sua autorresponsabilidade, pode significar?
Basicamente, é ter, com sua própria pessoa, carinho, respeito, empatia e autoconhecimento. Ufa! Parece muita coisa, né? Mas logo você vai perceber que tudo isso está interligado. Ou seja, quando você inicia sua jornada de desenvolvimento pessoal, logo se aprofunda nesses demais quesitos tão importantes para que o processo de evolução seja efetivo e constante!

Ser autorresponsável com suas emoções é não fazer sempre as mesmas coisas das quais não gosta somente para agradar o outro (claro que ceder, às vezes, é saudável e faz parte de uma relação, como ir a algum lugar do qual não gosta tanto para agradar o parceiro, ou pedia a comida favorita dele mesmo que não seja a sua para fazer uma gentileza).

Mas, para estar bem consigo e respeitar suas emoções, você precisa compreender suas particularidades, seus sentimentos e se sentir confortável dentro da relação. Comunicação, abertura e honestidade são peças importantes para que tudo fique bem na relação e que ela seja construtiva para ambos!

No nosso e-book, Conheça-te e Transforme Sua Vida, você encontra caminhos para fortalecer uma série de pilares importantes que sustentam suas emoções. Autoestima, perdão, autoconhecimento e outra série de temas fundamentais quando se trata de inteligência emocional estão disponíveis para você de forma totalmente gratuita! É só clicar, baixar e aproveitar!

Aqui está o nosso e-book! Preparamos esse presente para você, de forma completamente GRATUITA.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é blog_ebook3.jpg

Em CONHEÇA-TE E TRANSFORME SUA VIDA você vai encontrar textos que irão ajudar a elevar sua autoestima, compreender o poder transformador do perdão e, ainda, ter à sua disposição outras séries de ferramentas que transformarão sua maneira de enxergar a vida. Basta se inscrever clicando aqui e você receberá no seu e-mail o link para download! BOA LEITURA!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.