Como aprender a dizer NÃO em 3 passos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Você é uma daquelas pessoas que prefere fazer algo contra a vontade do que sentir culpa depois? Então, este artigo veio na hora certa!

Acredito que seja unanimidade: todos nós já fizemos algo que não estávamos com vontade para agradar ao outro ou por ficarmos com medo de sua rejeição: seja comparecer a algum lugar, fazer um favor, comprar algum produto que essa pessoa estiver vendendo (como as famosas rifas), emprestar algo… 

É claro que atos de gentileza são muito importantes e nos fazem bem – como já foi cientificamente comprovado e você pode ler aqui! -, mas, se você é uma pessoa que não consegue dizer não e acaba deixando de cumprir seus desejos ou compromissos para agradar os outros, algo está errado!

Saber dizer não é sinônimo de amadurecimento!

Falar não é uma parte muito importante do nosso amadurecimento e fortalecimento emocional. É muito comum, quando somos mais jovens (digo por experiência própria), e começamos a interagir com maior responsabilidade em nossos ambientes sociais, como no trabalho, que queiramos agradar a tudo e a todos, passando por cima de nossas necessidades. Exemplos? Quando aceitamos aquele happy hour com o pessoal do trabalho mesmo estando exaustos para não parecermos “chatos”; ou, mesmo no fim do mês e sem grana, topamos comer fora sendo que aquilo foge completamente do orçamento/planejamento. Saber dizer não, sem culpas e ressentimentos, seria muito melhor, concorda?

Mas olha, você não está só nessa: isso é mais comum do que possa imaginar. Dizer não é uma atitude desconfortável para muita gente! E é ainda mais comum para quem ainda não desenvolveu mais a fundo suas competências emocionais, precisando de aprovação externa na maior parte do tempo. E aí? Vamos conhecer 3 passos para facilitar esse processo?

APRENDENDO A DIZER NÃO EM 3 PASSOS

• Use a técnica do “elogie + negue + agradeça”

Para dizer não a alguém da maneira mais educada possível, essa é uma fórmula de bastante sucesso! Valorize a proposta dela, diga “que pena” não poder aceitar e finalize agradecendo pela lembrança, enfatizando que se sentiu especial com isso, mas que deixará o convite para uma próxima ocasião!

• Se a pessoa insistir, repita (Técnica do Disco Arranhado)

Caso a pessoa que lhe pediu algo continue insistindo em seu pedido, permaneça dando a mesma justificativa até ela entender. Essa é a “Técnica do Disco Arranhado”, descrita pela PhD em psicologia e autora de Best Seller Harriet Braiker: antigamente, os discos eram de vinil e, quando eram arranhados, acabavam apresentando um defeito, voltando indefinidamente à mesma parte da canção. Quando você faz isso, a pessoa pode até não entender o motivo da negação, mas irá acabar aceitando. Há também aquelas pessoas que repetem até você dizer sim para tentar lhe vencer pelo cansaço; a técnica do Disco Arranhado a deixará “sem graça”e você conseguirá sair da situação de uma maneira tranquila.

• Se o assunto for muito complicado, adie a resposta

Quando você ganha tempo para responder, dizendo à pessoa que vai pensar sobre o assunto, ela já vai se preparar para o possível não, pois se perguntará o porquê você não quis dar a resposta naquele momento. Com isso, você também refletirá melhor sobre os motivos/argumentos para negar a solicitação dessa pessoa e, finalmente, dizer não a ela.

Pode ser desconfortável no começo, mas…

… Aos poucos, você perceberá que a sua saúde emocional será muito favorecida com esse exercício! Lembrando que prestabilidade é algo bastante positivo, desde que você estabeleça limites viáveis e cabíveis para aquela situação. Saber dizer não também é uma virtude! E você a possui, só precisa exercitá-la mais!

Ei! Você já conhece o nosso mais novo e-book? Preparamos esse presente para você, de forma completamente GRATUITA.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é blog_ebook3.jpg

Em CONHEÇA-TE E TRANSFORME SUA VIDA você vai encontrar textos que irão ajudar a elevar sua autoestima, compreender o poder transformador do perdão e, ainda, ter à sua disposição outras séries de ferramentas que transformarão sua maneira de enxergar a vida. Basta se inscrever clicando aqui e você receberá no seu e-mail o link para download! BOA LEITURA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.