De acordo com Drauzio Varella, o impacto na saúde mental será a sequela mais devastadora da pandemia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O médico explicou, em entrevista à Folha de São Paulo, que apesar das complicações físicas causadas pelo Covid-19, os Transtornos psiquiátricos serão as sequelas mais prevalentes

FONTE: Folha de S. Paulo

Temos visto nas pesquisas apresentadas sobre a pandemia do novo Coronavírus que os prejuízos são a longo prazo; ou seja, a infecção pode resultar em complicações tardias pulmonares, vasculares, cardíacas, cerebrais, renais, dentre outras. Mas, você sabia que, antes de essa pandemia pegar todos nós de surpresa e causar todo esse impacto no mundo, uma área bastante problemática já tomava espaço nos relatórios de saúde?

Há alguns anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já nos alertava que a depressão seria a principal causa de afastamento nas empresas. É isso mesmo: a década de 2020 seria marcada como a em que essa doença se tornaria o motivo de maior impacto de absenteísmo no mercado de trabalho. Para se ter uma ideia, a depressão afastaria mais pessoas do que as que se ausentam em decorrência de gripes e resfriados, algo considerado super comum.

Impacto imensurável na saúde emocional

Segundo dados da OMS, os suicídios são os grandes responsáveis por cerca de 800 mil mortes anuais, em todo o mundo. Um levantamento – que ainda não foi concluído, diga-se de passagem -, calculou que, somente em 2019, mais de 13 mil suicídios foram consumados no Brasil. São dados assustadores, ainda mais quando vemos que a prevalência mundial caiu em média 26%, enquanto, no Brasil, aumentou em 10,4%. Isso tudo só reforça o quando a campanha Setembro Amarelo é importante para todos nós! Lembrando que você pode se aprofundar em assuntos importantes relacionados à Inteligência Emocional, ansiedade e depressão, temas extremamente relevantes quando se trata de prevenir o suicídio, baixando nosso e-book gratuitamente. É só acessar esse link!

Efeito cascata

Sabia que cada um dos suicídios realizados provoca repercussões mentais negativas (sentimentos como depressão, raiva, culpa, dentre outros) em média em 6 pessoas? Os dados assustam ainda mais quando levamos em conta os levantamentos que apontam cerca de 15 a 20 tentativas anteriores para cada suicídio que se consuma. Ficaria concluído, então, que essas situações foram vividas mais de 200 mil vezes – tanto pelas pessoas que realmente se suicidaram quanto por seus entes queridos e demais pessoas próximas.

Impactos reais da pandemia

Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria, de 20% a 30% das pessoas em todo o mundo chegarão a ter algum tipo de transtorno psiquiátrico durante a vida. E, as medidas de distanciamento social, assim como todos os demais problemas que vieram como verdadeiras avalanches juntamente à pandemia (como insegurança financeira, desemprego, o intenso medo de adoecer e o luto, para muita gente) causarão transtornos mentais que permanecerão entre nós durante muito tempo.

Os impactos serão tão grandes que, por hora, fica muito difícil calcular. Por isso mesmo é que devemos nos precaver, tomando as medidas possíveis para que a saúde emocional seja preservada ao máximo.

O Setembro Amarelo é uma dessas atitudes preventivas. É preciso falar sobre a prevenção ao Suicídio de uma maneira clara e aberta, já que um simples desabafo já é capaz de salvar uma vida! Compartilhe esse artigo com pessoas próximas a você e se disponha a ouvir (inclusive, nós também queremos ouvir você; lembre-se de que nosso canal sempre estará aberto!).

Ei! Você já conhece o nosso mais novo e-book? Preparamos esse presente para você, de forma completamente GRATUITA.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é blog_ebook3.jpg

Em CONHEÇA-TE E TRANSFORME SUA VIDA você vai encontrar textos que irão ajudar a elevar sua autoestima, compreender o poder transformador do perdão e, ainda, ter à sua disposição outras séries de ferramentas que transformarão sua maneira de enxergar a vida. Basta se inscrever clicando aqui e você receberá no seu e-mail o link para download! BOA LEITURA!

Um comentário sobre “De acordo com Drauzio Varella, o impacto na saúde mental será a sequela mais devastadora da pandemia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.