Janeiro branco: conheça a campanha em prol da saúde mental

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Cuidar da mente é cuidar da vida!

Você já deve ter ouvido falar sobre a campanha Outubro Rosa – que reforça os cuidados para evitar o câncer de mama – e Setembro Amarelo – prevenção ao suicídio, sobre a qual falamos bastante por aqui, inclusive.

O Janeiro Branco também é uma campanha anual, o qual durante todo o mês esse tema é trabalhado, tais como o Outubro Rosa, o Setembro Amarelo e o Novembro Azul.

O seu objetivo é chamar a atenção de toda a humanidade para as tão indispensáveis questões – e necessidades! – das pessoas que estão relacionadas à saúde mental e emocional.

A fita da cor branca é o símbolo dessa campanha tão importante para todos nós! Foto: Envato Elements

“Uma humanidade mais saudável pressupõe um cultura da Saúde Mental no mundo!” – Campanha Janeiro Branco

Histórico da campanha

Ela foi criada no ano de 2014, por um grupo de psicólogos de Minas Gerais. Já a nível institucional, a proposta é bem objetiva, de acordo com o manifesto da campanha: “sensibilizar as mídias, as instituições sociais, públicas e privadas, e os poderes constituídos, públicos e privados, em relação à importância de projetos estratégicos, políticas públicas, recursos financeiros, espaços sociais e iniciativas socioculturais empenhadas(os) em valorizar e em atender as demandas individuais e coletivas, direta ou indiretamente, relacionadas aos universos da Saúde Mental”.

Em outras palavras, reforça a importância de uma mudança de comportamento e mentalidade em vários níveis da nossa sociedade. O tema é bastante urgente e real, como mostram os dados a seguir:

A ansiedade afeta 18,6 milhões de brasileiros, de acordo com a OMS;

• De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, as condições de saúde mental são responsáveis por 16% da carga global de doenças e lesões em pessoas com idade entre 10 e 19 anos.

• Ainda segundo a organização, ao longo da vida, uma em cada dez pessoas precisará de cuidados de saúde mental.

A conscientização é um excelente e eficiente caminho!

Reservar um tempinho diário para se preocupar com a saúde mental é tão importante quanto todas as outras atividades que você faz durante o dia!

Divulgue para seus familiares, amigos e conhecidos esse tema tão importante para cuidarmos juntos dele! Aí vão algumas dicas muito importantes:

  • Adote padrões de sono saudáveis, a fim de cuidar melhor do corpo e da mente;
  • Faça exercícios físicos regulares;
  • Busque descobrir o que funciona para você em relação ao desenvolvimento de estratégias para enfrentamento e resolução de problemas;
  • Contar com o apoio da família, da escola e da comunidade;
  • Continuar com o Sapiens em todas as nossas plataformas (blog, Instagram, Telegram, Youtube, Facebook e e-mail)!

Ei! Você já conhece o nosso mais novo e-book? Preparamos esse presente para você, de forma completamente GRATUITA.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é blog_ebook3.jpg

Em CONHEÇA-TE E TRANSFORME SUA VIDA você vai encontrar textos que irão ajudar a elevar sua autoestima, compreender o poder transformador do perdão e, ainda, ter à sua disposição outras séries de ferramentas que transformarão sua maneira de enxergar a vida. Basta se inscrever clicando aqui e você receberá no seu e-mail o link para download! BOA LEITURA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.