Lidando com a reatividade

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Você já ouviu falar sobre pessoas reativas? Será que você é uma delas?

Quando buscamos o termo “reatividade” no dicionário, encontramos como a primeira resposta “Propriedade de Reagir”. E reagir não é algo negativo, muito pelo contrário! 

Em seu sentido positivo, reagir é excelente, visto que, em um momento de dificuldade, por exemplo, reagir à tristeza e ao desânimo se faz muito necessário! Mas a reatividade da qual estamos falando aqui, hoje, é aquela maneira de agir emocionalmente de forma exaltada e exagerada.

Quais sinais uma pessoa reativa dá?

A pessoa reativa é aquela que costuma agir a uma situação de uma forma mais instintiva e menos consciente; ou seja, se trata de quem fala sem pensar e, depois, tem que lidar com uma série de arrependimentos!

Além disso, essa pessoa se afeta muito por conta do que demais indivíduos dizem ou pensam sobre ela, tendo, com isso, fortes respostas negativas ou sofrendo de forma intensa e mantendo seus pensamentos focados nessa situação por muito tempo. 

Além disso, o comportamento de uma pessoa reativa inclui ela sempre achar que está sendo injustiçada por alguém em diversas situações, ficando sempre à mercê do outro; essa pessoa não age com base em suas convicções, mas sim, reage e forma explosiva sempre com o pensamento de que alguém tem algo contra ela, e isso, com o tempo, acaba se tornando um péssimo hábito.

Como ser uma pessoa menos reativa?

Lembre-se de que aquelas discussões feitas com base na raiva, na qual uma pessoa tenta se mostrar mais correta que a outra, são um sinal de descontrole, e não de inteligência emocional. Confira 3 dicas para afastar a reatividade de suas atitudes!

1. Procure controlar a ansiedade:

Caso sinta que a situação está fugindo e seu controle, pode ser que esse sentimento surja e, com isso, apareça a sensação de que está em confronto. 

Por isso, quando perceber que está “saindo dos eixos”, saia do ambiente, faça um exercício de respiração e procure pensar nas consequências que suas atitudes poderão trazer.

Você vai conseguir lidar com as consequências de suas atitudes? Valerá a pena reagir da maneira que quer, neste momento? Pensa nisso.

2. Exercite a empatia:

Cada um tem suas necessidades, sua personalidade e suas características únicas. Portanto, quando uma pessoa tenta te ferir ou te magoar, muitas vezes, isso tem mais a ver com ela mesma do que com você! Procure ter esse tipo de pensamento quando está em uma discussão ou prestes a iniciar uma. 

3. Exercite, diariamente, os pilares da Inteligência Emocional

Essa é uma habilidade muito importante, que consiste na nossa capacidade de observar, reconhecer e fazer uma avaliação de nossos sentimentos e emoções de modo a direcioná-los para um caminho mais consciente, saudável e harmônico. Aqui, no Sapiens, você aprende, diariamente, dicas para colocar essa habilidade em prática. Fique com a gente! 

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