O que é a Terapia Sexual?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O que uma pessoa faz quando não está satisfeita sexualmente? Vai ao médico? Procura na internet? Fala com amigos? Conheça o método que facilita essa questão!

Afinal, qual a nossa fonte de informação sobre sexualidade? Será essa fonte é confiável?

Geralmente, as pessoas vão primeiro ao médico, com o fim de saber se há algo errado com seus corpos físicos. Ou procuram na internet, referências ou informações que possam seguir!

Muita gente não sabe, mas há uma terapia específica para analisar a questão sexual, que é a terapia sexual! Ela surgiu a partir da década de 1950, com a ideia de ser uma terapia breve, com foco específico nas disfunções sexuais.

Até a década de 1950, as disfunções sexuais eram tratadas apenas dentro de processos terapêuticos mais psicanalíticos, e eram vistas como conflitos inconscientes não resolvidos.

Mas, com o passar dos anos e o surgimento do behaviorismo – que é o estudo do comportamento humano -, foram feitas observações diretas da resposta sexual humana, e surge a terapia sexual como o estudo específico das disfunções sexuais. 

Em 1958 temos um grande marco da terapia sexual, com a publicação do livro “Inadequação Sexual Humana” de Master e Johnson. Atualmente, a terapia sexual evoluiu muito, passando a olhar não só para as disfunções, mas também para vários aspectos comportamentais e psicológicos envolvidos!

Disfunção X Inadequação

Com isso, ganha importância a psicoeducação em sexualidade, que consiste em fornecer ao paciente o máximo de informações sobre o funcionamento sexual humano, questionando crenças e dogmas sobre condutas sexuais, em uma reflexão científica e crítica na busca da satisfação sexual. 

Ganha importância, também, a diferença entre disfunção e inadequação sexual, sendo a disfunção sexual entendida como algum funcionamento fisiológico diferente do esperado, como uma disfunção erétil, uma ejaculação precoce…. E a inadequação sexual entendida como uma não adaptação a parceria com quem está se relacionando.

A disfunção é geralmente abordada pela medicina e pelos aspectos físicos e corporais. Já a inadequação analisa que, como a sexualidade inclui duas pessoas de funcionamento diferentes e com preferências diferentes, pode ocorrer do casal pode não estar “adaptado”, “encaixado” nas práticas, levando a uma insatisfação com a vivência sexual, como exemplo, nos casos em que um possui alta e libido e o outro baixa libido. 

Todos esses aspectos são abordados em uma terapia sexual, que normalmente é feita por psicólogo, mas também pode ser realizada por outros profissionais com estudo em sexualidade humana. A terapia sexual é bastante simples e direta, dividindo a relação sexual em 4 fases: desejo, excitação, orgasmos e resolução. Ao dividir em fases, fica mais fácil e rápido avaliar em que momento ocorrem as dificuldades a serem trabalhadas e também é possível avaliar os pontos fortes da relação!

As 4 fases da relação sexual da terapia

1. A fase do DESEJO é a fase em que a pessoa passa a querer ou se dispõe a fazer sexo. Ele pode ser espontâneo ou responsivo (quando surge a partir de um dos órgãos do sentido).

2. A fase de EXCITAÇÃO é a fase em que o corpo de prepara para o ato sexual, com alterações físicas como ereção, lubrificação etc.

3. A fase do ORGASMO é a fase do prazer mais intenso.

4. A fase da RESOLUÇÃO é a fase pós penetração ou ato sexual, como o corpo e a pessoa fica, física e psicologicamente.

Podemos verificar disfunções e inadequações localizadas em cada uma das fases, mas não necessariamente em todas ao mesmo tempo, e isso ajuda muito no tratamento. Por exemplo, pode ocorrer de uma pessoa ter desejo hipoativo (na fase 01), mas que, ao longo da relação, se excita bem e tem orgasmo, demais fases muito positivas. 

E, para concluir…

Precisamos entender a resposta sexual humana e pensar criticamente o que se espera de uma relação, na busca de satisfação (e não de desempenho), são grandes avanços da terapia sexual, que pode ajudar muitas pessoas com algum sofrimento em sua vivência sexual. 

Traremos um pouco mais da terapia sexual e das fases da resposta sexual humana nos próximos videos e textos, combinado? Até lá!

Texto Daniela Aiello, Psicóloga

Ei! Você já conhece o nosso mais novo e-book? Preparamos esse presente para você, de forma completamente GRATUITA.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é blog_ebook3.jpg

Em CONHEÇA-TE E TRANSFORME SUA VIDA você vai encontrar textos que irão ajudar a elevar sua autoestima, compreender o poder transformador do perdão e, ainda, ter à sua disposição outras séries de ferramentas que transformarão sua maneira de enxergar a vida. Basta se inscrever clicando aqui e você receberá no seu e-mail o link para download! BOA LEITURA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.