O Que Eu Sinto No Final Do Ano e Como Não Ficar Triste Nesse Momento?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Festas de final de ano são momentos em que comumente as pessoas passam a fazer reflexões e autoanálises, mas isso não precisa necessariamente acontecer e nem ser ruim!

Que tipo de pessoa você é no final do ano?

Aquele perfil mais ansioso, controlador, que entra em uma “pilha” de querer planejar tudo, fazer contato cobrando os planos de cada um, antecipando como deve ser cada parte de cada evento, antecipando como deve ser o próximo ano…. O que pode gerar cansaço extremo, irritabilidade, ansiedade e, às vezes, até conflitos interpessoais?

Aquele perfil mais depressivo, perfeccionista, que fica se auto-analisando, pesando resultados, comparando a modelos pré-estabelecidos, fixos, rígidos e perfeccionistas…. E, na medida em que os resultados não se encaixam aos modelos, se deprime, fica triste, se isola?

OU, Ainda…

Aquele perfil mais leve, que vive apenas o momento PRESENTE e a oportunidade de talvez comer algo mais elaborado, talvez estar com alguém mais distante, talvez trabalhar um pouco menos, talvez dar ou ganhar um presente…

Sem tanto foco no FUTURO, no que vai acontecer em cada dia, 24, 25, 31, 01 e até no próximo ano…. e sem tanto foco no PASSADO, do que deveria ter feito, ter acontecido, ter produzido e como deveria estar…… de como era na infância e hoje não é mais.

Infelizmente, as pessoas perdem a oportunidade de viver o que a vida lhes proporciona neste exato momento!

… De mais tempo livre, de mais possibilidade de contato, de mais autocuidado,  porque ficam presas a padrões, resultados e caminhos que acham que deveriam estar. É muito comum, por exemplo, as pessoas se deprimirem por comparação a padrões familiares idealizados, muitas vezes reforçados por “propagandas de margarina” ou estereótipos rígidos do passado (famílias enormes unidas e felizes).

Passa a existir quase que uma obrigação de se divertir e ser feliz: “Tenho que estar feliz com muitas pessoas no Natal e tenho que estar me divertindo muito, de preferência em festa ou viajando no ano  novo”

Mas nem sempre é isso que a vida real nos proporciona…. E não precisa ser…. Está tudo bem que seja diferentes destes padrões.

Então, para passarmos bem o final de ano, aí vão algumas dicas baseadas nas reflexões acima:

  • Viva o PRESENTE, observando o que este momento lhe proporciona: algum tempo extra para cuidar de você, algum dinheirinho extra para se presentear ou presentear alguém, alguma permissão para comer algo diferente, a oportunidade de estar com alguém que gosta, um tempo de relaxamento, etc. VALORIZE cada pequena coisa que este momento lhe traz, pequenas coisas também trazem bem estar e felicidade.
  • Preste atenção nos seus gatilhos e reflita sobre eles. Muitas vezes, temos gatilhos por puro perfeccionismo, pelo hiperfoco em resultados: queria estar desta ou daquela forma, queria estar melhor, nisto está bom mas naquilo não… Se você tem um gatilho perfeccionista, não perca a chance de DESAFIÁ-LO….. “Talvez você não esteja no caminho ou no ponto em que idealizou… mas o caminho ou ponto em que esteja não seja ruim e tenha coisas positivas também”.
  • Caso esteja difícil de desafiar, porque os acontecimentos de fato não foram bons, ACEITE sua emoção, acolha- se com compaixão…. E se conseguir,  observe a  emoção como uma nuvem, que mesmo que vagarosamente… Ela vai passar. Se possível, mesmo olhando para ela e sabendo e aceitando que ela está ali, foque em bem estar“Eu não sou obrigado a estar feliz, mas me sentiria melhor fazendo determinada coisa, estando em determinado lugar, etc“…

Neste ano de 2020, com a pandemia, que alterou tantos padrões, não podemos cair nestas comparações e cobranças rígidas e idealizadas…. fizemos o possível, faremos que o for possível, vivendo com aceitação a particularidade do momento.

Aproveite as oportunidades que este final de ano lhe trouxe, quaisquer que sejam elas,  DESEJO A VOCÊ BONS MOMENTOS!!!

Ei! Você já conhece o nosso mais novo e-book? Preparamos esse presente para você, de forma completamente GRATUITA.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é blog_ebook3.jpg

Em CONHEÇA-TE E TRANSFORME SUA VIDA você vai encontrar textos que irão ajudar a elevar sua autoestima, compreender o poder transformador do perdão e, ainda, ter à sua disposição outras séries de ferramentas que transformarão sua maneira de enxergar a vida. Basta se inscrever clicando aqui e você receberá no seu e-mail o link para download! BOA LEITURA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.