Pesquisas revelam que atos de gentileza e de bondade elevam os níveis de bem-estar e felicidade

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

No próximo dia 13 de novembro comemora-se o Dia Mundial da Gentileza. E a gente trouxe pesquisas que revelaram os benefícios que acompanham atos gentis!

Praticar a bondade e a gentileza com as pessoas ao seu redor faz um bem muito grande não só para elas, mas a você também! E isso tem um embasamento científico: dados publicados na revista American Psychological Association mostrou que tanto a cooperação quanto a confiança e a compaixão, itens essenciais para que a gente possa conviver em uma sociedade funcional e harmoniosa, contribuem para nossa saúde física e mental!

Ser gentil faz bem!

Contando com 201 análises independentes, o experimento contou com a participação 198.213 pessoas. Foram avaliadas as conexões entre comportamentos pró-sociais e de bem-estar, o que resultou em um efeito bastante significativo no que se refere ao próprio bem-estar.

Foi descoberto, por exemplo, que os atos gentis aleatórios (como auxiliar um idoso com suas compras) se associam muito mais ao próprio bem-estar geral do que às formalidades de nossa sociedade!

Sistema de recompensa ativado com sucesso

Além disso, um outro estudo, desta vez divulgados por estudiosos da Universidade de Sussex, no Reino Unido, confirmou o quanto ser gentil traz benefícios notáveis (e visíveis!) durante análises cerebrais.

No experimento, eles estudaram imagens do cérebro de mais de 1000 pessoas que tomam decisões gentis. 

Ao olharem as imagens cerebrais desses indivíduos, notaram que a generosidade ativa de uma maneira surpreendente a região responsável pela sensação de recompensa, que fica localizado em uma parte primitiva de nosso cérebro.

Ou seja, quando vivenciamos uma experiência prazerosa, o cérebro fabrica um neurotransmissor chamado dopamina, que ativa o nosso sistema de recompensa, localizado na área onde temos muita força de sobrevivência, que nos leva à ação.

O que acontece, é que partimos do simples “desejo” e passamos a ter um comportamento que nos leve, realmente, a concretizar essa experiência de prazer em pouco tempo! Interessante, não?

Ser Gentil não custa nada e pode modificar o dia “cinza”de alguém!

5 maneiras de ser mais gentil

Que tal começar agora mesmo com essas dicas super simples? A gente te ajuda!

1. Exercite a escuta ativa

Já falamos por aqui sobre a diferença entre ouvir e escutar, você se lembra? Enquanto a primeira atividade se resume em um ato natural dos seres humanos, escutar é quando prestamos realmente atenção naquilo o que estão nos dizendo, de maneira ativa, compreendendo a mensagem em totalidade. Às vezes, isso é tudo o que uma pessoa precisa naquele momento, sabia?

2. Pratique a empatia

Colocar-se no lugar do outro é um importante exercício não só de gentileza, mas de autoconhecimento também! Por isso, antes de fazer julgamentos, ou apontar defeitos, coloque-se na situação dessa pessoa e procure pensar de uma maneira mais empática, com carinho, amor e compaixão!

3. Elogie mais

Esse trabalho ficou muito bem-feito!”; “Você mudou o visual? Isso ficou muito bom em você”. Ser gentil não nos custa nada e pode mudar completamente o humor, e até o dia de uma pessoa, trazendo um novo significado a ela. Por isso, sempre que sentir vontade, não guarde suas palavras de gentileza, combinado?

4. Demonstre sua gratidão

Obrigado por ter preparado o jantar”, “Agradeço por ter escutado meus problemas naquele dia”… Às vezes, estamos tão acostumados com os atos de generosidade com indivíduos próximos a nós que esquecemos de agradecê-los, como se aquilo já fosse uma função pré-determinada a essas pessoas. Mas lembre-se: há sempre tempo de dizer algo carinhoso, por mais que essa situação já tenha passado. Que tal fazer isso agora?

5. Reconheça seus erros

Não fui muito receptivo com você aquele dia, me desculpe?”; “Fui um pouco rude naquele momento, posso me desculpar agora?“. Esse tipo de atitude traz à tona toda a nossa nobreza como seres humanos, que erram, sim (e não pouco!), mas estamos dispostos a corrigir esses erros e continuar evoluindo, de passinho em passinho!

Ei! Você já conhece o nosso mais novo e-book? Preparamos esse presente para você, de forma completamente GRATUITA.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é blog_ebook3.jpg

Em CONHEÇA-TE E TRANSFORME SUA VIDA você vai encontrar textos que irão ajudar a elevar sua autoestima, compreender o poder transformador do perdão e, ainda, ter à sua disposição outras séries de ferramentas que transformarão sua maneira de enxergar a vida. Basta se inscrever clicando aqui e você receberá no seu e-mail o link para download! BOA LEITURA!

3 comentários sobre “Pesquisas revelam que atos de gentileza e de bondade elevam os níveis de bem-estar e felicidade

  1. CONCORDO QUE GENTILEZA TRANSFORMA VIDAS. SER GENTIL ATRAI O BEM TOTALMENTE DE FORMA QUE TANTO QUEM DÁ RECEBE E QUEM AGRADECE TAMBÉM RECEBE MAIS AINDA. ABRIR O CORAÇÃO GERA ENERGIA POSITIVA E AMOR AO PRÓXIMO E ASSIM A ABUNDÂNCIA SERÁ INTENSA DE FORMA ESPIRITUAL QUANTO MATERIAL.

    1. Oi, Silimones! a gente concorda com você! gratidão por ter acompanhado nosso artigo aqui no blog e comentado. A sua opinião é muito importante para nós, viu?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *