Setembro Amarelo: conheça a campanha que preza pela valorização da vida!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Entramos no mês de setembro amanhã e, junto com ele, teremos a campanha que traz essa conscientização tão necessária

Pois é, o mês de agosto já chegou ao fim. Agora, entramos no mês de setembro, e este artigo traz uma mensagem muito especial e importante a respeito dessa época do ano em específico: uma campanha que visa informar a população sobre o suicídio (suas causas, sinais), assim como encontrar maneiras de evitá-lo. Saiba mais!

Como surgiu o Setembro Amarelo?

A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), juntamente ao Conselho Federal de Medicina (CFM), organizam desde 2014 a campanha de abrangência Nacional Setembro Amarelo.
O Dia Nacional de Prevenção ao Suicídio é, oficialmente, o dia 10 deste mês, embora essa campanha ocorra durante o ano todo e sua importância seja indiscutível!

Mundialmente falando, o Setembro Amarelo começou nos EUA, quando um jovem chamado Mike Emme, de apenas 17 anos de idade, acabou cometendo suicídio; o ocorrido foi em 1994.

Por ser um rapaz muito habilidoso, Mike restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o da cor amarela. Ninguém próximo do jovem conseguiu perceber os sinais de que ele se suicidaria; em seu funeral, foi montada uma cesta de cartões e fitas amarelas, por seus amigos próximos, nas quais era possível ler a frase: “Se precisar, peça ajuda”.

Foi essa ação que deu origem à campanha, pois ela acabou tomando proporções gigantescas, expandindo-se pelo país.

Os cartões amarelos viraram um símbolo do pedido de ajuda, assim como a fita dessa cor acabou sendo escolhida para representar esse suporte. Foi no ano de 2003 que a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o dia 10 de Setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.

Dados preocupantes

Você sabia que, todos os anos, cerca de 12 mil suicídios são registrados no Brasil? A taxa mundial também assusta: cerca de 1 milhão de suicídios anualmente. É importante salientar ainda que, segundo os dados oficial da campanha Setembro Amarelo, cerca de 96,8% dos casos de suicídio são relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e, ainda, há o abuso de substâncias ilícitas.

E a campanha surgiu com o claro e nobre intuito de reduzir esses números, alertando e conscientizando a população a respeito dos possíveis sinais que podem – e devem – ser observados, assim como reforçar a tamanha importância individual que cada vida possui.

A conscientização é o melhor caminho!

O suicídio é um assunto delicado, mas que deve, sim, ser discutido. Observar sinais de pessoas que possam estar pensando tirar suas próprias vidas, assim como identificar uma possível tendência ao suicídio é essencial.
Dados recentes apontam que essa é a segunda maior causa entre jovens de 15 a 29 anos no mundo, ficando atrás apenas dos acidentes de trânsito!
Embora muitas vezes silenciosos, esses sinais (sejam eles verbais ou comportamentais), servem como alertas importantíssimos!

Lembrando que você pode se aprofundar em uma série de assunto relacionados a desenvolvimento humano, saúde mental e muito mais baixando nosso e-book gratuitamente. É só acessar esse link!

CVV: um trabalho essencial e que deve ser divulgado!

O Centro de Valorização da Vida) tem um telefone que funciona 24h por dia, onde voluntários estão dispostos a lhe ouvir! Você pode conversar com um voluntário do CVV ligando para 188 de todo o território nacional, 24 horas todos os dias de forma gratuita.

Como em qualquer outra forma de contato com o CVV, você é atendido por um voluntário, com respeito, anonimato, que guardará estrito sigilo sobre tudo que for dito e de forma gratuita. Os voluntários do centro são treinados para conversar com todas as pessoas que procuram ajuda e apoio emocional. Acesse cvv.org.br para maiores informações!

Ao longo dessa semana, vamos falar mais sobre esses assuntos, assim como abordaremos outros temas relacionados a essa campanha tão importante. Deixe seu comentário: o que gostaria de ler por aqui?

Ei! Você já conhece o nosso mais novo e-book? Preparamos esse presente para você, de forma completamente GRATUITA.

Em CONHEÇA-TE E TRANSFORME SUA VIDA você vai encontrar textos que irão ajudar a elevar sua autoestima, compreender o poder transformador do perdão e, ainda, ter à sua disposição outras séries de ferramentas que transformarão sua maneira de enxergar a vida. Basta se inscrever clicando aqui e você receberá no seu e-mail o link para download! BOA LEITURA!

2 comentários sobre “Setembro Amarelo: conheça a campanha que preza pela valorização da vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.