Valide seus sentimentos – e os dos outros!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A validação sentimental e a empatia andam juntas, sendo muito necessárias em nosso processo de evolução!

Quantas vezes alguém já foi comentar algo sobre os sentimentos dela com você (seja seu pai, sua mãe, um amigo ou qualquer outra pessoa), e você respondeu: “Ah, mas isso não é nada, vai passar”; “Tem gente passando por muita coisa pior”; Eu já passei por isso, nem é para tanto”. Ou, ainda, interrompeu essa pessoa para começar a falar dos próprios problemas?

E agora, invertendo a situação: quantas vezes, ainda, já fizeram isso com você?

Explicando um pouco melhor…

… A validação sentimental é a habilidade de tornar válido, ou seja, legitimar, tanto aquilo o que sentimos quanto o que o outro sente. Ou seja, é por meio dessa validação que passamos a demonstrar, verdadeiramente, que a gente se importa com o que aquela pessoa que se encontra em sofrimento está sentindo (mesmo que essa pessoa seja você!).

Se trata de uma habilidade incrível e muito especial, pois, por meio dela, é possível que pessoas se aproximem, vínculos sejam estreitados e que a compreensão seja fortalecida!

Ou seja, a partir do momento em que a gente consegue identificar e nomear aquilo o que sentimos – ou o que o outro sente, elevamos nosso nível de conexão e nos expressamos melhor.

O exercício da empatia

Mas então quer dizer que a validação sentimental e a empatia são a mesma coisa? Bem, não necessariamente; vamos dizer que uma precisa da outra, e ambas se complementam!

Poucas vezes somos acolhedores conosco, sabia? Na maioria das vezes, nos achamos fracos, incapazes, não “permitimos” que nosso período de cura seja respeitado e nos pressionamos para seguir em frente de qualquer maneira, afinal, as obrigações não podem esperar. 

E sim, para a grande maioria de nós, tirar um período sabático e viajar, descansar, colocar a mente no lugar quando algum sofrimento não cessa, é pouco viável (e, por mais que pareça tentador, pode ser que nem isso resolva a situação). A solução está dentro de nós!

Mas, então, o que fazer nessas situações?

Aprender a aceitar e validar o que sentimos e fazer dessa habilidade um exercício contínuo!

Quando validamos um sentimentos, um pensamento ou uma emoção, não necessariamente concordamos com eles. Entende? A gente simplesmente possibilita que ele seja vivenciado, experimentado, sentido! E há inúmeras maneiras de colocar tudo isso em prática!

Você gostaria de saber mais sobre esse assunto por aqui? Deixe nos comentários!

Ei! Você já conhece o nosso mais novo e-book? Preparamos esse presente para você, de forma completamente GRATUITA.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é blog_ebook3.jpg

Em CONHEÇA-TE E TRANSFORME SUA VIDA você vai encontrar textos que irão ajudar a elevar sua autoestima, compreender o poder transformador do perdão e, ainda, ter à sua disposição outras séries de ferramentas que transformarão sua maneira de enxergar a vida. Basta se inscrever clicando aqui e você receberá no seu e-mail o link para download! BOA LEITURA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.