Vamos falar sobre Aceitação Radical?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Vem entender esse termo e como seu exercício pode transformar a maneira de encarar os problemas!

Bem, esse conceito, que tem sido popularizado no Brasil pela Psicóloga diplomada em Psicologia Positiva e Master em Mindfulness Sheila Drumond, pode ainda não ser tão conhecido, mas é muito importante e interessante. Você já ouviu falar dele?

Se trata de uma ideia originada na filosofia budista, que motiva as pessoas a abandonarem as suas expectativas – capazes de resultar em sofrimento -, que são originadas por determinadas crenças. Mas, como entender isso na prática?

Crenças bloqueiam nosso crescimento!

Esse tipo de crença, que citei anteriormente (e como já falamos algumas vezes por aqui e no Instagram), acaba bloqueando, de certa forma, nossos caminhos, tirando o nosso foco de uma perspectiva voltada para o nosso desenvolvimento e crescimento. Por isso, o ideal é que a gente não resista mais diante daquilo que não podemos modificar.

Por exemplo, imagine a seguinte situação: você perdeu o emprego, por conta de corte de gastos na empresa. Você pode olhar essa situação como ela realmente é e aceitá-la, de modo a reunir os recursos necessários para seguir em frente, ou se deixar mover pela revolta ou raiva, negando a realidade desse problema.

Ah! Mas não podemos esquecer que, tanto a tristeza quanto a raiva, nesses casos, são absolutamente normais! Afinal, o assunto aqui não é como deixar de sentir esse tipo de emoção (até porque, seria impossível), mas sim, permitir vivenciá-los em suas totalidades, com a consciência de que são passageiros e que colaborarão para nossa evolução!

E, cá entre nós:

Você concorda que se revoltar, negar a realidade e não ir em busca da aceitação dos fatos não vai mudar em nada a situação? Muito pelo contrário: só vai gerar um desgaste maior e um prolongamento dessa dificuldade.

Partindo desse princípio, também devemos tomar cuidado para não transformar a aceitação radical em um ciclo de vitimismo, visto que aceitar a realidade significa que vamos encará-la por uma perspectiva diferente, e não fazer dela um refúgio de queixas!

Gostaria de saber mais sobre o assunto? Em breve, você vai poder ouvir um episódio do Sapiens PodCast inteirinho dedicado à Aceitação Radical!

Ei! Você já conhece o nosso mais novo e-book? Preparamos esse presente para você, de forma completamente GRATUITA.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é blog_ebook3.jpg

Em CONHEÇA-TE E TRANSFORME SUA VIDA você vai encontrar textos que irão ajudar a elevar sua autoestima, compreender o poder transformador do perdão e, ainda, ter à sua disposição outras séries de ferramentas que transformarão sua maneira de enxergar a vida. Basta se inscrever clicando aqui e você receberá no seu e-mail o link para download! BOA LEITURA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.